São Botequim entrevista: Xico Sá!

Ele já virou muitas noites nos bares da vida. Já se apaixonou em puteiro e caiu na gandaia com PC Farias. Cronista de costumes, como ele mesmo diz, acabou de publicar “Chabadabadá”, coletânea de crônicas sobre o declínio do império masculino e devaneios sobre o mundo feminino de uma maneira cômica e crítica. Xico Sá visita o São Botequim nesta descontraída entrevista.  Pode abrir aquela cervejinha, acender o cigarrinho e aproveitar, a casa é sua.
Xico, conta pra gente de onde vem os assuntos do Chabadabadá. O livro é uma resistência a toda essa pseudo-cult-modernidade que vivemos hoje?

Nem era, mas acabou virando e gosto que seja. No princípio, como diz a Bíblia, era apenas a continuidade do “Modos de Macho & modinhas de fêmea”, meu primeiro livro sobre esse assunto da tragicomédia entre homens e mulheres. Mas o mundo foi ficando tão frouxo e falsamente moderno, que até eu tenho o “Chabadabadá” como panfleto lírico dessa luta.

Na sua visão, por que o homem se desqualificou tanto no papel de homem nos ultimos tempos? O homem é a nova mulher?

Rapaz, foi um afrouxamento tão grande. A mulher avançou e o homem se escondeu na loca, na toca, no buraco, esqueceu da sua função no mundo. Nem o pão debaixo do braço no começo da noite traz mais para casa. O homem é o novo tatu, sumiu no buraco.

Ultimamente a gente tem visto uma serie de “reinvenções” na sociedade. Toda a sacanagem que ficava escondida agora ta meio institucionalizada. Tv, reality disso, debate daquilo… para onde vamos a partir disso?

A gente vê na tv mas ainda com um filtro moderninho que encobre a grande sacanagem de fato. É como se tapassem o sol do Deus Nelson Rodrigues, que era infinitamente mais moderno e mais sacana.Agora é tudo negócio e medo de se expor de verdade. O que é exposto é só a putaria possível e ja negociada, inclusive com os patrocinadores. Não há risco.

Vc menciona em uma de suas cronicas que experimentou a metrossexualidade, mas não gostou. Onde foi que não deu liga? Ou deu…?

Experimentei para uma reportagem, mas juro que ja cheguei com espirito muito preconceituoso de macho-jurubeba. Tiro essa onda toda pra refletir sobre as mudanças do homem. É o papel de um cronista de costumes. Tudo pelo jornalismo-verdade.

Vc ja escreveu sobre a sua teoria da manga. Qual a importância dela pros rapazotes e raparigas de hoje ?

Se o cara não chupou muita manga na infancia e na adolescencia… terá menos devoção na arte do sexo oral com as moças, evidentemente. Assim também vale para as meninas que não comeram e sorveram espigas de milho. São lições básicas, como digo no meu “catecismo de devoções, intimidades & pornografias”.

Já ouvi histórias de um amigo, na verdade amigo de um amigo meu (risos), que broxou algumas vezes no terreno em pleno combate. Nada comparado ao macho tupperware que vc já descreveu, broxada mesmo, clássica. Já rolou broxada histórica contigo? Qual a saída neste caso?

Claro que rolou. Ah, ri e enchemos a cara. eu ja era um tiozim, velho, já podia rir abertamente do meu fracasso. Sim, depois fodemos na piscina a céu aberto de um motel da Marginal Pinheiros, mas muito tempo depois,é bom que se diga.

O Mário Prata escreveu uma vez sobre a arte de tocar uma punheta. Woody allen também é adepto. Punheta é uma arte perdida? É o consolo dos feios?

A justiça pelas próprias mãos não é arte, mas é a maior das vinganças. Se virasse arte eu seria o Andy Wahrol dessa porra desperdiçada e pop que não faz filhos.

Defina casamento em uma palavra.

Vestido!

Mulher de TPM, qual a solução?

Tapa com amor.

Mulher perfeita, existe?

A do nosso amor à primeira vista.

Mulher bonita é aquela mulher que…

A que finge que não se vê no espelho e nos fode pro resto da vida.

Mulher gosta de dinheiro ou de carinho?

Nem de um nem do outro. De ser a única.

A mulher ta superestimada hoje?

Tá se achando, mas merece. Se tem coisa melhor, não existe.

Ainda existe mulher comfort? Onde estão?

Existe, agora mesmo acabou de sair uma da minha casa. Encantado!

Para xico sa política é…

pronunciamento, dizer nossas coisas, seja sobre mulher seja sobre uma votação no Supremo.

Vc ja escreveu sobre o ridiculo do twitter, mas se rendeu a ele. O que vc acha da sua audiencia online?

Sempre me espanto e depois me rendo. Assim tem sido desde que troquei a velha Remington da redação por um computador movido a brasa. O importante é estar dentro, acredito que eu ainda esteja dentro.É quentinho o novo mundo,assim como uma boa buceta.

Chabadabadá - Crônicas de Xico Sá

Quando vem o proximo livro? Sobre o que sera, exatamente?

Vem ai Big Jato, um romance que prova o seguinte: só a merda humaniza o homem.

Um mensagem para nossos alcoolizados leitores…

Só a lama cura!

Valeu!

Visite Coluna Xico Sá e siga o cronista no twitter!

3 Responses to “São Botequim entrevista: Xico Sá!”


  1. 1 Bruno Figueredo junho 14, 2011 às 9:50 pm

    Parabéns Fabrício.

    Show de bola.

  2. 2 Liara Abrão junho 14, 2011 às 10:40 pm

    Não há só um dia que não visite o blog de Xico Sá.. Sou uma grande fã.. E que deleite poder ler esta entrevista divertida feita pelo meu querido amigo Fabrício.. Encontro de dois feras.

    Adoreiii!!

  3. 3 fabriciogimenes junho 14, 2011 às 10:51 pm

    Valeu, Liara! Precisamos marcar uma cerveja e colocar os papos em dia. Fala com a Rafaella. O Xico é muito fera, todo mérito pra ele. Indico demais o livro, boas risadas.

    bjs


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: