O Samba de Marisa

Por Fabricio Gimenes

Marisa Monte - Fotos: Divulgação

Marisa Monte - Fotos: Divulgação

Ela já quis ser cantora de ópera quando era pequena, mas já criança descobriu a magia do samba.  Maria de Azevedo Monte estava mesmo predestinada aos palcos e ao fino trato da cultura popular. Filha do ex-diretor cultural da Escola de Samba Portela, Marisa (íntimo!) lançou há algum tempo o belíssimo álbum “Universo ao meu redor” – uma genial mescla entre o passado e o presente do samba.

Em “Universo ao meu Redor”, Marisa surpreende na postura e suavidade. Onírica e fluida ela desliza pela natureza, pelo amor e pelo cotidiano do samba. Fruto de um fabuloso trabalho de entrevistas com a velha guarda da Portela. O disco é obrigatório no currículo de qualquer amante da música.

A produção talvez seja resultado do tempo de estrada. Nomes conhecidos já passaram por sua carreira, e vice-versa. Nelson Motta, Lula Buarque de Holanda, entre outros, a acompanharam enquanto esta era tratada apenas como uma revelação eclética. Hoje, consolidada e imaculada, artista de poucos discos e longas turnês, “Universo ao meu Redor” tornou-se um capítulo à parte em sua biografia.

Intocável

Reza a lenda, de segura fonte, que Marisa é intocável. A artista sustenta a condição de Diva antes, durante e depois de qualquer trabalho. Talvez o segredo de sua suavidade vocal esteja, exatamente, na concentração anterior a cada gravação.

É senso comum a fama do, digamos, estilo de vida da maioria dos músicos brasileiros. Muitas vezes boemios, chegados em “ervas naturais” e, quase sempre, descontraídos – para dizer o mínimo (mínimo mesmo!).

Muitos artistas, mesmo na condição de protagonistas, se juntam à algazarra natural. Exímios exemplos é o trato dado por Tim Maia ao seus músicos. Não faltam também histórias de Gilberto Gil, Caetano e por aí vai. Mas Marisa é Diva. Não se “mistura”. Seja num estúdio em plena final de copa do mundo, ou em simples ensaio, a postura é a mesma. Antagônica à “baderna”.

Verdade ou mentira, realmente não importa. O que importa é o samba, e isso Marisa tem de sobra!

Para Ouvir:

Universo ao meu redor

www.marisamonte.com.br

 

Para Ver:

Infinito ao meu redor

Hotsite do DVD

2 Responses to “O Samba de Marisa”


  1. 1 Opostos e Dispostos outubro 24, 2009 às 6:54 pm

    Marisa é fantástica mesmo.
    Excelente texto, parabéns!

  2. 2 fabriciogimenes outubro 24, 2009 às 11:09 pm

    Obrigado, volte sempre!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: