O que Barack Obama e Lula tem em comum

Conheça 3 semelhanças entre o presidente eleito dos EUA e Luiz Inácio Lula da Silva
Homens de mudança

Luiz Inácio Lula da Silva e Barack Obama: Homens de mudança

Por Fabrício Gimenes

O mundo respira aliviado. É isso que podemos dizer. A certeza de que o pequeno Bush agora está longe da Casa Branca injeta certa tranquilidade nos 4 cantos do planeta – apesar de tudo. Seu sucessor e Barack Obama, o homem que conquistou o mundo. Repare, não há exagero algum ao dizer isso. A eleição de Obama não foi apenas norte-americana, foi mundial.

A idéia de estabelecer uma comparação entre Barack e Lula surgiu após assistir a um breve documentário sobre a campanha do presidente recém-eleito. A identificação entre suas campanhas é notável. Para quem dúvida, eis o que Barack Obama e Lula tem em comum:

1) Obama e Lula são presidentes populares. Não somente populares na maioria dos votos, mas populares o suficiente para propor uma mudança na população de um país. Suas eleições são o resultado desse sentimento. Mais que isso, suas eleições foram a virada de mesa na hora “H”, o gol aos 44″ do segundo tempo. Barack Obama e Lula são a personificação da esperança, ainda que em épocas e proporções diferentes.

2) Outro ponto interessante é o fato de, historicamente, Obama e Lula pertecerem a grupos sociais “menores”. Obama mestiço, carrega sobre si o estigma da raça negra. Apesar de ser um homem letrado, Obama – em suas atuações em Chicago – sempre defendeu a quebra de alguns paradigmas. A causa do movimento negro e a atuação de um homem negro no Senado nacional, por exemplo. Lula, imigrante nordestino radicado em São Paulo, natural de família humilde. Não foi um homem de estudos, mas sempre esteve ligado à luta dos operários e almejou a construção de um país menos desigual – em nosso país, pura quebra de paradigmas.

3) Tanto Barack Obama, quanto Luiz Inácio Lula da Silva, conseguiram a mudança na história de um país. Lula foi o primeiro presidente, em 500 anos de existência de Brasil, que não integrava a casta da sociedade. Foi o primeiro presidente com suas origens no povo. Esse fato, propiciou ao seu governo o desejo de renovação tanto almejado por alguns. Barack é o primeiro presidente negro norte-americano (precisa dizer mais?) em uma nação de brancos. Essas duas “rupturas”, ainda que diferentes, representam uma profunda reforma no modo de pensar das pessoas. Essa mudança diz: “Ei, queremos fazer diferente. Estamos abertos a isso”.

Sei que comentários indignados podem surgir. Não estou querendo dizer que Barack Obama e Lula são iguais. Digo, apenas, que possuem semelhanças. É de se esperar que devido ao contexto e ao próprio fato de que, antes de presidentes, são pessoas diferentes, Lula e Barack apresentem divergências. Mas, apesar disso, sinto-me tão otimista em relação ao novo presidente norte-americano, quando me sentia em relação a Lula. Sim, nós somos capazes.

7 Responses to “O que Barack Obama e Lula tem em comum”


  1. 1 Heliarly janeiro 20, 2009 às 3:12 pm

    Não vejo nem semelhanças entre os dois. O momento político do Brasil era completamente diferente do americano hoje. Não estávamos em crise, e Lula venceu em segundo turno. Não teve uma votação expressiva como a de Obama. Nos mandatos de Lula não vi nenhuma postura econômica diferente dos anos de FHC, não mudou estruturalmente nada e o que modernizou e desburocratizou na economia foi pouco perto do estrago que o governo petista deixou no país, esse sim foi um grande estrago. Depois da era petista o brasileiro se sente tão corrupto e corruptível que dizem “O que tem tal pessoa roubar? Todos roubam!” por mais que isso seja verdade é um sentimento que jamais deveria existir nas pessoas, e aposto que esse sentimento não é a base de apoio de Obama, quem elegeu ele não daria outro mandato a Lula.

  2. 2 fabriciogimenes janeiro 20, 2009 às 3:19 pm

    Heliarly, como anti-lulista que sei que és, é preciso considerar:
    Não estou comparando os governos feitos por um e por outro – até porque Obama ainda não exerceu um mandato. Estou comparando a virada no modo de pensar das pessoas. E, para constar nos autos, o governo Lula mudou sim muita coisa no país. Talvez não para nós, pequenos burgueses da classe média. Mas para os milhares que viviam esquecidos abaixo da linha da pobreza e desnutridos, muita coisa mudou. A histórica aprovação do governo Lula ao final de 2008 mostra isso. Um país que cresceu com sua postura internacional e fortaleceu a economia.

    As opticas entre os governos de lula e obama são distintas. Um precisa arrumar uma crise no mundo, o outro precisava “começar” a organizar um país. As semelhanças que ressaltei no post dizem respeito à mudança no modo de pensar (e de votar) de milhares, isso, acho inegável.

  3. 3 Glauco janeiro 20, 2009 às 5:14 pm

    O que me impressiona no comentário da Heliarly é dizer que o Brasil não estava em crise em 2002. A taxa anualizada de inflação em novembro/dezembro era entre 25% e 30% conforme o índice, o dólar chegou a valer quatro reais e as taxas de juros, que foram brecadas de forma eleitoreira, chegavam às alturas no final do governo FHC. Os números da balança comercial eram terríveis e as reservas eram menos de 10% do que são hoje. Se isso não for crise, não sei o que é… Querer questionar o governo Lula é uma coisa, querer negar o desastre que foi o governo FHC é algo que a história não irá perdoar no futuro.

  4. 4 Geainny Viana janeiro 21, 2009 às 6:50 pm

    Olá, Fabrício.
    Vi seu blog relacionado ao da minha irmã, Jacqueline, e achei muito interessante este seu post.
    Concordo com o que disse. Lula e Obama têm sim muitas coisas em comum. Ambos representam, de certa forma, a massa popular que conseguiu chegar ao poder.
    Lula acabou por desapontar muitos. Principalmente àqueles que não conseguem entender que um bom governo não é composto apenas por políticas econômicas, mas também pelas públicas.
    Certamente, Obama ainda poderá passar pela mesma experiência de Lula. Quando se vota pela “mudança”, é difícil, para alguns, ter paciência para esperar as transformações e aceitar que nem todos que fazem parte um governo são incorruptíveis.
    Concordo também com o comentário do Glauco. O Lula não se tornou presidente em uma época que o país estava bem, muito pelo contrário.
    Por isso que sempre digo: quem critica o Lula dizendo que ele foi um dos piores presidentes que o Brasil já teve, é porque tem memória curta e já se esqueceu da era FHC – isso sem falar sobre alguns outros ex-presidentes, claro.

  5. 5 fabriciogimenes janeiro 21, 2009 às 7:11 pm

    olá, Geianny

    Dia desses estava de botecagem no saidera e disse exatamente o que você acabou de comentar: “quem critíca o governo lula dizendo que foi o pior governo tem memória curta e/ou não leu so suficiente sobre a história recente de nosso país”.

    Concordo, em gênero, número em grau com tudo o que disse.
    Abraços!

    Como em todo bom boteco: Volte sempre!

  6. 6 Mario Zuany janeiro 21, 2009 às 11:58 pm

    Mas que coincidência. Ontem mesmo estávamos discutindo aqui em casa as semelhanças entre Obama e Lula.

    O que mais impressionou foi a frase “A esperança venceu o medo”. Foi exatamente esse o slogan da vitória de Lula na época da primeira eleição.

    Muito boa postagem. Sobre o comentário dizendo que nada mudou e/ou piorou (como se isso fosse possível), que fique registrado, Lula, por mais analfabeto que alguém possa tentar dizer, criou nada menos do que 12 universidades federais. E FHC, mestrado, doutorado, phd-dado e tantos outros títulos acadêmicos? Nenhuma.

    Fica a nota.

  7. 7 Caroline Mello março 25, 2009 às 8:30 pm

    Olá Fabrício,
    Sou estudante de Jornalismo e estou fazendo minha monografia exatamente sobre essas semelhanças entre Lula e Obama. Minha pesquisa é sobre Mídia e Política e escolhi justamente as semelhanças do relacionamento que tanto Lula como Obama tiveram com a Mídia para construção de uma imagem política.
    Procurando material na internet, acabei caindo em seu blog…vc esta super certo, as semelhanças entre o Lula e o Obama são bem maiores que muitos imaginam.
    Grande abraço,

    Carol Mello


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: